Menu de Páginas
TwitterRssFacebook
Menu de Categorias

Postado por em nov 13, 2018 em Instrucional, Novidades | 0 comentário

Banco de Horas

Banco de Horas

O suporte a Banco de Horas no Simpax é bastante flexível. Descubra neste artigo o que é possível fazer:

 

Banco de Horas Individualizado

 

A configuração / cadastramentos dos Bancos de Hora é realizada na tela Configurações / Banco de Horas:

  • Nome: É a identificação do Banco de Horas (BdH). O Simpax suporta o cadastramento de tantos BdHs quantos forem necessários.
  • Vencimento (meses): É o período de apuração do BdH, que pode ser Mensal, Bimestral, Trimestral, Quadrimestral, Semestral ou Anual, sempre com vencimento em data fixa.
  • Mês inicial (1-12): É o mês do ano no qual se inicia a apuração do BdH.
  • Dia: É o dia do mês no qual se inicia a apuração do BdH. O Simpax permite que um Banco de Horas se inicie em qualquer dia do mês.
  • Limite de Horas Trabalhadas: É a quantidade máxima de horas trabalhadas em um Dia Fiscal que gerarão Horas Extras que poderão ser creditadas no BdH. Se, por exemplo, o este limite é de 10:00, a Jornada Normal é de 08:00 Horas e o colaborador trabalhou 11:00, serão creditadas 02:00 Horas no BdH e o Extra BdH será de 01:00.
  • Inclui Feriados e Folgas: Normalmente o BdH não contempla trabalhos em feriados e folgas, gerando apenas Extra para esses casos. Marque essa opção se quiser que as horas extras trabalhadas em feriados e folgas sejam acumuladas no banco de horas. Nota: Essa opção não inclui os domingos ou sábados, que são configurados separadamente.
  • Inclui Sábados: Normalmente o trabalho em sábados não agendado é pago diretamente como Extra, por isso essa configuração vem desmarcada por padrão. Marque essa configuração APENAS se sua empresa considera como BdH essas horas trabalhadas nos sábados não agendados (sem turno). Nota: Essa opção não inclui os domingos e folgas, que são configurados separadamente.
  • Inclui Domingos: Normalmente o BdH não contempla trabalhos em domingos, gerando apenas extra para esses casos. Marque essa opção se quiser que as horas extras trabalhadas nos domingos sejam acumuladas no banco de horas. Nota: Essa opção não inclui os sábados e folgas, que são configurados separadamente.
  • Fator de Ajuste: Permite definir um valor percentual para ser aplicado às horas acumuladas no BdH. Esse valor será aplicado como adicional às horas “brutas” acumuladas. Exemplo: se definir 50% de fator de ajuste, ao acumular 1h bruta, o sistema contabilizarará 1h30min no BdH. Deixe o campo com 0% para não aplicar qualquer fator de ajuste. Nota: Este fator é aplicado apenas às horas creditadas e não às debitadas.

Algumas observações importantes:

  • O campo Saldo BdH, disponível no Relatório de Banco de Horas e no Relatório de Ponto, a grosso modo é obtido pela conta Extra Efetivo – Devido Efetivo + BdH Manual. O outro fator que afeta este cálculo é a aplicação da configuração Limite de Horas Trabalhadas multiplicado pelo Fator de Ajuste.
  • É comum haver confusão entre os campos de Horas Extras, disponíveis no Relatório de Ponto e no Relatórios de Extra e Adicional Noturno (os Extras Regulares), e o campo de Extra BdH, disponível no Relatório de Banco de Horas. O Extra BdH contém apenas os créditos oriundos da aplicação da configuração Limite de Horas Trabalhadas multiplicado pelo Fator de Ajuste. Além disto, o Extra BdH não é classificado pelas Regras de Extra. Provavelmente não faz sentido, para a Folha de Pagamento, olhar os Extras Regulares (que não são Extra BdH) quando se utiliza um Banco de Horas.
  • Embora o Simpax suporte os Bancos de Horas mais comumente utilizados, que estimamos abranger mais de 90% das configurações utilizadas, ele não suporta qualquer tipo de BdH (muito provavelmente nenhuma solução é capaz de suportar toda a enorme variedade de configurações de Banco de Horas utilizadas no mercado). Consulte a Equipe Simpax para entender se os Bancos de Horas utilizados na sua organização são suportados.
  • [Editado em 16/nov/2018: Suporte a Banco de Horas por Colaborador programado para disponibilização.]

 

Deixe uma resposta