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Postado por em nov 6, 2018 em Instrucional, Novidades | 0 comentário

Campos do Rodapé do Relatório de Ponto

Campos do Rodapé do Relatório de Ponto

Embora já exista um ótimo Artigo sobre o Rodapé dos Relatórios de Ponto e de Cartão de Ponto, uma vez que este Relatório de Ponto, assim como seu respectivo Rodapé, evoluíram muito, surgiu a necessidade de um Novo Artigo sobre o tema.

A 1a informação importante é que o Relatório de Ponto e o Relatório de Cartão de Ponto não mais compartilham o mesmo Rodapé.

Como o Relatório de Ponto é o mais utilizado pelo clientes, justificou-se que um maior esforço fosse aplicado no mesmo, deixando Relatório de Cartão de Ponto com um Rodapé mais simples, embora exista o desejo de que, no futuro, todos os recursos disponíveis para aquele também sejam compartilhados por este.

As seguintes novidades estão disponíveis para o Relatório de Ponto:

  1. Rodapé Customizável
  2. Campos Opcionais
  3. Exportação para Folha de Pagamento
  4. Novos Campos

As explicações a seguir descrevem cada tópico:

Rodapé Customizável:

Na opção do Menu ConfiguraçõesConfigurações dos Relatórios é possível usar um Editor de Texto WYSIWYG para configurar um Rodapé Adcional ao Relatório de Ponto. É possível colocar, por exemplo, mensagens padrão da Empresa e até a logomarca da mesma. Basta escolher o Relatório de Ponto e o Campo Texto de Rodapé por Pessoa. Outros Relatórios também permitem esta opção, bastando consutar tela para saber quais são.

Campos Opcionais:

Na mesma opção do Menu Configurações / Configurações dos Relatórios é possível escolher Campos para serem exibidos no Rodapé Principal do Relatório de Ponto. Por enquanto são poucos os campos disponíveis para seleção, porém o desejo é que praticamente todos os campos passem a ser configuráveis.

Exportação para Folha de Pagamento:

Este tópico não é exatamente uma novidade do Relatório de Ponto, porém está intimamente ligada a ele. No menu Relatórios existe uma opção chamada chamada Extra e Adicional Noturno. Como o nome diz, este Relatório surgiu inicialmente para exibir os valores e Extra e Adicional Noturno de cada colaborador. Porém novos Tipos de Registros foram sendo adicionados ao longo do tempo e atualmente diversos Campos Relatório de Ponto estão disponíveis lá, tornando este o Relatório de Extra e Adicional Noturno (que acabou ficando com um nome bastante inadequado!) uma poderosa Ferramenta de Integração com / Exportação para Folhas de Pagamento.

Novos Campos:

Uma vez que cada empresa tem seus próprios critérios para Pagamentos de Extras, Desconto de Devidos e Apuração de Banco de Horas, novos demandas são feitas ao longo do tempo e novos campos são adicionados para evitar que contas precisem ser feitas fora do Simpax para Preparação da Folha de Pagamento.

 

Rodape.RelatorioDePonto

 

A seguir será explicado o significado de cada Campo do Rodapé:

  1. Jornada Total (ou Jornada, no Cartão de Ponto): É a quantidade de tempo trabalhado dentro do horário de trabalho previsto (Turno). Portanto a Jornada jamais será maior que o total de tempo previstos no Turno. No entanto trabalhar fora do horário previsto não afeta a Jornada (ou seja, o Extra nunca é considerado parte integrante da jornada). Este campo inclui o montante do campo Jornada Noturna.
  2. Jornada Noturna: É a quantidade de tempo trabalhados dentro do horário de trabalho previsto (Turno) e entre 22:00 e 05:00 do dia seguinte. Dependendo da parametrização do campo Não Prorroga Horário Noturno, em Cadastro de Escala, o tempo trabalhado das 05:00 até o fim do expediente também pode ser considerado como Jornada Noturna. A quantidade de tempo neste campo já está convertida para a Hora Noturna, conforme CLT. Ou seja, 52 min e 30 segundos decorridos no relógio serão representados aqui como 1 hora.
  3. Extra Total (ou Extra, no Cartão de Ponto): É a quantidade de tempo trabalhado fora do horário de trabalho previsto (Turno), ou além da carga horária estipulada. Portanto é o excedente do tempo trabalhado no dia em relação à Jornada, horário, ou carga horária. Em outras palavras é o total de tempo efetivamente trabalhado no dia menos as horas da Jornada. Ou seja, é a quantidade de tempo que o empregador ficou devendo para o colaborador. Este campo inclui o montante do campo Extra Noturno. Uma quantidade de tempo inferior à Tolerância de Entrada Cedo ou de Saída Tarde não é computada aqui, porém, se esta tolerência for excedida, toda a quantidade de tempo será computada neste campo. Vale destacar que, por força da legislação, a quantidade de Extra de um dia não compensa automaticamente a quantidade de Devido deste mesmo dia.
  4. Extra Noturno: É a quantidade de Extra realizada entre 22:00 e 05:00 do dia seguinte, também respeitando o parâmetro Não Prorroga Horário Noturno, assim como acontece para o campo Jornada Noturna. A quantidade de tempo neste campo também já está convertida para a Hora Noturna, conforme CLT. Ou seja, 52 min e 30 segundos decorridos no relógio serão representados aqui como 1 hora.
  5. Atraso: É a quantidade de tempo entre o início previsto do Turno e o início efetivo do Turno pelo colaborador. Uma quantidade de tempo inferior à Tolerância de Entrada Tarde não é computada aqui, porém, se esta tolerência for excedida, toda a quantidade de tempo será computada neste campo. Esta campo contempla tanto o Atraso no início do Turno quanto no retorno após o Intervalo Intrajornada.
  6. Antecipação: É a quantidade de tempo entre o fim previsto do Turno e o fim efetivo do Turno pelo colaborador. Uma quantidade de tempo inferior à Tolerância de Saída Cedo não é computada aqui, porém, se esta tolerência for excedida, toda a quantidade de tempo será computada neste campo. Esta campo contempla tanto a Antecipação no fim do Turno quanto na saída antes do Intervalo Intrajornada.
  7. Devido: É a diferença da quantidade de tempo do horário ou carga de trabalho previsto (Turno) e a Jornada. Ou seja, é a quantidade de horas que o colaborador ficou devendo para o empregador. É a quantidade de tempo o colaborador NÃO trabalhou, mas deveria ter trabalhado. É o tempo da Jornada não cumprido. É a Jornada não cumprida por Entradas Atrasadas (Atraso), Saídas Antecipadas (Antecipação), Interrupções (intervalos de tempo contidos na Jornada e não trabalhados) e Faltas (Falta será definido a seguir). Vale destacar que, por força da legislação, a quantidade de Devido de um dia não compensa automaticamente a quantidade de Extra deste mesmo dia.
  8. Abonado (ou Abono, no Cartão de Ponto): É a quantidade de horas concedida pelo empregador para compensar o Devido do funcionário, evitando um eventual desconto em Folha de Pagamento.
  9. Devido (s/ Faltas): É o total de Devido não considerando a quantidade de tempo devido por motivo de falta. É o Devido descontado apenas da Jornada não cumprida por Falta, mas contendo a Jornada não cumprida por Entradas Atrasadas (Atraso), Saídas Antecipadas (Antecipação), Interrupções (intervalos de tempo contidos na Jornada e não trabalhados).
  10. Abonado (s/ Faltas): É o total de Abonado sem considerar os abonos totais em dias de falta (abonos de falta). Pode ser visto como a subtração do campo Abonado e as horas concedidas como abono total para dias de falta. Ou seja, se um dia em que houve falta o Turno possui 8 horas e foram abonadas um total de 8 horas, estas 8 horas não serão contabilizadas neste campo. Mas se o mesmo dia teve um abono parcial (de menos de 8 horas) ou excedente (de mais de 8 horas), estas horas serão consideradas neste campo, mesmo tratando-se de um dia faltoso, pois o sistema considerará o abono como abono de horas e não de falta. Naturalmente o Abono deve ser devidamente justificado / fundamentado.
  11. Extra Efetivo: É tipicamente obtido pela subtração dos campos Extra e Desabono, mas no mínimo zero. É somente considerado o Desabono de cada dia até o montante equivalente ao Extra daquele mesmo dia. Por exemplo, se forem concedidas 3 horas de Desabono para um dia que teve 2 horas extras, o Extra Efetivo será 0 (zero) e não -1. Portanto, se houver desabonos excedentes, o valor do totalizador “Desabonado” não poderá ser diretamente subtraído do campo Extra para fins de determinação do Extra Efetivo, uma vez que este não incluirá os desabonos em excesso.
  12. Desabonado (ou Desabono, no Cartão de Ponto): É a quantidade de tempo desconsiderado pelo empregador do Extra do funcionário, evitando um eventual pagamento de horas extras em Folha de Pagamento. Naturalmente o Desabono deve ser devidamente justificado / fundamentado.
  13. Devido Efetivo: É o Devido descontado do Abonado.
  14. Devido Efet (s/ faltas): É o Devido Efetivo descontado da Jornada não cumprida por Falta. Ou seja, vai conter a Jornada não cumprida por Entradas Atrasadas (Atraso), Saídas Antecipadas (Antecipação) e Interrupções (intervalos de tempo contidos na Jornada e não trabalhados) menos o Abonado.
  15. Dias Escalados: É a quantidade de dias em que o colaborador deveria trabalhar. É a quantidade de dias que tem Turno.
  16. Saldo de Horas: É a quantidade de Extra Efetivo compensada automaticamente pela quantidade de Devido Efetivo. Ou seja, é o Devido Efetivo menos o Extra Efetivo.
  17. BdH Acumulado: É o Saldo do Banco de Horas desde o início do período de Banco de Horas contido na Data Final do Filtro Global até a Data Final do Filtro Global. Por exemplo, se o Banco de Horas é trimestral e começa em 01/jan, se a Data Final do Filtro Global for 20/mai, o BdH Acumulado vai conter o Saldo do Banco de Horas de 01/abr (que é o início do 2o trimestre do Banco de Horas) até 20/mai (que a Data Final do Filtro Global).
  18. Horas Programadas: É a quantidade de tempo da Jornada prevista. É quanto tempo o colaborador deveria trabalhar se não houvesse Devido ou Extra.
  19. Jornada + Abono: É a soma dos campos Jornada Total e Abonado.
  20. Trabalhado (Jor.+Ext.): É a quantidade de tempo que o colaborador efetivamente trabalhou. É a soma da Jornada com o Extra Efetivo.
  21. Faltas (Horas): É a quantidade Faltas e de horas correspondentes ao total de horas previstas de trabalho (Turno) de cada dia em que o funcionário faltou.
  22. Dias: É a quantidade de dias contida no período selecionado no Filtro Global. É a Data Final do Filtro Global menos Data Inicial do Filtro Global mais 1.
  23. Feriados Trab.: É a quantidade de dias que foram feriados contida no período selecionado no Filtro Global, considerando os Calendários Corporativo, da Unidade e do Colaborador, nos quais o colaborador teve Turno programado.

Obs.: Todos os campos aqui têm exatamente a mesma definição dos campos de mesmo nome dos Módulos Cartão de Ponto e Relatório de Extra e Adicional Noturno.

Vale destacar que todos os campos do tipo horário no rodapé são apresentados em 2 formatos: hora e decimal. Isto é feito para as contas sejam facilitadas, caso seja necessário. É um engano comum se tentar realizar cálculos com campos do tipo hora diretamente sem convertê-los para formato decimal e chegar a valor incorretos.

Por exemplo, somar 08:50 com 00:50 não é 09:00, mas 09:40. O formato decimal tende a evitar este engano comum e responsável por número não desprezível de chamados ao nosso Suporte. Fica óbvio que 8,83 mais 0,83 é igual 9,67, que equivale a 09:40.

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