Menu de Páginas
TwitterRssFacebook
Menu de Categorias

Postado por em fev 20, 2018 em Instrucional | 0 comentário

Meu funcionário trabalhou no Início / Fim do Horário de Verão. Como tratar o ponto?

Meu funcionário trabalhou no Início / Fim do Horário de Verão. Como tratar o ponto?

Se o seu funcionário trabalhou no Início ou no Fim do Horário de Verão, o Simpax disponibiliza para você todos os meios para você tratar adequadamente o ponto do mesmo!

São 2 cenários possíveis:

  1. O funcionário iniciou o expediente no último dia antes do Início do Horário de Verão e terminou o expediente no dia seguinte.
  2. O funcionário iniciou o expediente no último dia antes do Fim do Horário de Verão e terminou o expediente no dia seguinte.

Em ambos os casos, os valores presentes nos campos Jornada e Jornada Noturna provavelmente apresentarão um valor incorreto, a maior no primeiro caso e a menor no segundo (os campos Devido, Extra e Extra Noturno também poderão estar analogamente incorretos caso tenha sido realizada hora extra).

O primeiro procedimento para acerto é a definição da Justificativa a ser utilizada. Para este artigo foi crida uma Justificativa Específica:

Imagem inline 1

Para o primeiro cenário, relativo ao funcionário que iniciou o expediente no último dia antes do Início do Horário de Verão e terminou o expediente no dia seguinte, uma vez que relógio foi ajustada das 23:00 para 00:00 do dia seguinte, o funcionário terá saído 1 hora depois do horário normal para ter cumprido a jornada e os campos afetados apresentarão 01:00 Hora Relógio (01:09 Hora Ficta Noturna) a mais de trabalho.

Imagem inline 2

Para ajustar, basta que seja realizado um Desabono de 01:09 Hora Ficta Noturna:

Imagem inline 3

De forma análoga, para o segundo cenário, relativo ao funcionário que iniciou o expediente no último dia antes do Fim do Horário de Verão e terminou o expediente no dia seguinte, uma vez que relógio foi ajustada das 00:00 para 23:00 do dia anterior, o funcionário terá saído 1 hora antes do horário normal para ter cumprido a jornada e os campos afetados apresentarão 01:00 Hora Relógio (01:09 Hora Ficta Noturna) a menos de trabalho.

Imagem inline 4

No entanto, é importante notar que o Devido é sempre apresentado em Hora Relógio. Desta forma, para ajustar, basta que seja realizado um Abono, porém o mesmo será de 01:09 Hora Ficta Noturna e não de 01:00 Hora Relógio, como é exibido pelo Simpax (*1, *2):

Imagem inline 5
(*1) Esta é uma situação controversa. Pode haver interpretações diferente quanto ao ajuste ser de 01:09 Hora Ficta Noturna e não de 01:00 Hora Relógio.
(*2) O Simpax opta por exibir o Devido sempre em Hora Relógio e nunca em Hora Ficta Noturna. Em função desta Decisão de Design, as função de Abano / Desabono Automático e correlatas vão sempre adotar o valor de Hora Relógio como referência, o que pode ocasionar Abonos / Desabonos parciais das Jornadas e Horas Extras Noturnas.

Deixe uma resposta