Menu de Páginas
TwitterRssFacebook
Menu de Categorias

Postado por em dez 8, 2017 em Instrucional, Novidades | 0 comentário

Justificativa Compensatória

Justificativa Compensatória

O Simpax acaba de ganhar mais um novo recurso: a Justificativa Compensatória.

Agora o Cadastro de Justificativas passa a contar com 4 opções de configuração possíveis:

  1. Abonadora: Gera Abona automaticamente para compensar o quantidade de Devido do Cartão de Ponto.
  2. Desconsidera Falta: Não gera Falta no Cartão no Ponto caso não haja marcações em um dia com Turno previsto.
  3. Compensatória: Não zera o Devido do Cartão de Ponto.
  4. Inativa: Indica que a Justificativa não está mais em uso, fazendo com que não seja lista entre as Justificativas disponíveis para aplicação.

O cenário típico para uso deste nova recurso de Justificativa Compensatória é permitir que um funcionário compense com 1 dia de Folga as horas credoras que tenha em seu Saldo de Horas Trabalhados sem que fique com uma Falta no Cartão de Ponto.

FolgaCompensada.1

Importante notar que as Justificativas podem ser atribuídas ao Cartão de Ponto de forma antecipada, através de um Evento de Calendário, ou diretamente no momento do Tratamento de Ponto.

Para ilustrar a situação, vamos utilizar o período de 26/nov/2017 até 30/nov/2017 do funcionário Felipe Rocha Machado:

RegistrosDePonto.1

Vamos atribuir a Justificativa Folga Compensada a todos estes dias para observar os resultados, assim como no exemplo abaixo está sendo feito para o dia 28:

RegistrosDePonto.2

Sendo que no dia 29 atribuiremos a Justificativa Folga Compensada por meio de um Evento de Calendário:

FolgaCompensada.2

A opção Férias/Folga foi marcada para informar ao Simpax que este evento não é um feriado genérico, mas um dia de férias ou folga que deve ser respeitado. Esta opção interage com a opção Turno Revezamento do Cadastro de Escalas. Sem a opção Férias/Folga marcada, este Evento de Calendário não teria efeito para colaboradores em um Escala de Turno de Revezamento, pois os mesmo devem trabalhar mesmo em feriados. A opção Férias/Folga marcada força que este Evento de Calendário provoque um Cartão de Ponto no qual não será prevista Jornada.

Veja o resultado:

RegistrosDePonto.3

Veja outras combinações:

Opção Compensatória Desativada:

FolgaCompensada.3

Resultado:

RegistrosDePonto.4

 

Opções Compensatória e Desconsidera Falta Desativadas:

FolgaCompensada.4

Resultado:

RegistrosDePonto.5

Opções Compensatória, Desconsidera Falta e Abonadora Desativadas:

FolgaCompensada.5

Resultado:

RegistrosDePonto.6

Importante notar que a ordem de aplicação da opções pode interferir no resulta final obtido. Isto acontece pois o Reprocessamento do Simpax, para não ser eliminar completamente o Tratamento de Ponto realizado em um Cartão de Ponto (*), não apaga os Abonos concedidos, por exemplo. No exemplo acima, os Abonos foram apagados manualmente antes que os Cartões de Ponto fossem Reprocessados.

* A Função de Reprocessamento tenta não ser “destrutiva” com o Tratamento de Ponto realizado em um Cartão de Ponto, porém isto nem sempre é possível. Um dos exemplos no qual o Reprocessamento desfaz um Tratamento de Ponto realizado é no caso da mudança manual do Turno de um Cartão de Ponto. Aplicado em um Cartão de Ponto com este Tratamento, o Reprocessamento iria atribuir novamente o Turno previsto pela Escala configurada.

 

 

Deixe uma resposta