Menu de Páginas
TwitterRssFacebook
Menu de Categorias

Postado por em ago 21, 2015 em Instrucional | 0 comentário

Dicas para uso do Geoloc

Dicas para uso do Geoloc

Não chega a ser comum, mas também não é raro novos clientes do Geoloc acionarem nosso Suporte relatando imprecisão na marcação dos registros geolocalizados. E não há muito o que dizer senão “sim, todo ‘sistema GPS’ é impreciso”.

Mas por quê?

Resumidamente porque a tecnologia GPS surgiu com fins militares e estrategicamente foi embutida uma imprecisão no seu sinal para uso civil e comercial.

É importante entender que todo GPS de civil / comercial tem este erro de precisão, mesmo os GPS veiculares. Os GPS de carro parecem mais precisos, sim, mas isto acontece porque os mesmos por padrão têm ligado um parâmetro de configuração chamado “Alinhar localização à via” (ou algo parecido). Sem este parâmetro ligado o GPS veicular informaria os carros passando no meio dos quarteirões quase todo o tempo. O maior exemplo disto acontece quando se entra com o GPS ligado numa garagem relativamente ampla: o GPS fica louco, porque as pistas da garagem não estão no mapa.

 

GPS Impreciso

 

Então é necessário se conformar porque isto é inevitável e somente GPS de uso militar tem precisão maior?

Não exatamente, pois esta imprecisão não é totalmente inevitável! Utilize estas 3 dicas simples quando fizer a sua marcação usando o Geoloc:

  1. Mantenha habilitada função que permite ao seu aparelho utilizar também a rede sem fio (wifi) para localização, pois isto aumenta a precisão e a velocidade com que o GPs vai identificar a localização do aparelho.
  2. Confira no mapa se o local indicado está correto e principalmente se a localização já estabilizou, pois o GPS pode levar alguns segundos para “firmar” a posição correta.
  3. Se a posição não estiver correta, experimente se deslocar alguns metros para os lados ou para frente e para trás, se aproximando de janelas ou locais mais abertos, o que facilita a recepção do sinal de satélite.

Algumas outras curiosidades sobre o Sistema de Navegação Global por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS), a base dos sistemas GPS:

  • A rede de satélites GPS comercial na verdade tem também (ou principalmente) finalidade militar. Ela é americana e conta com um sinal aberto de baixa precisão relativa, pois o sinal com precisão é de uso exclusivo das forças militares americanas.
  • São necessários 4 satélites para que se consiga determinar latitude, longitude, altura e horário (o Geoloc utiliza o horário do GPS para realização do registro e não o horário do celular, evitando fraudes).
  • Para diminuir a vulnerabilidade da dependência de uma rede controlada de geolocalização pelos americanos, as forças militares brasileiras, lideradas pela marinha, criaram uma rede de torres precisamente geoposicionadas ao longo do litoral nacional para usar como um 5o eixo de triangulação, de forma a compensar a falta de precisão do impreciso sinal aberto.
  • A União Europeia, também com o objetivo de diminuir esta vulnerabilidade militar, está criando uma rede própria de satélites de geoposicionamento chamada Galileo.

 

Deixe uma resposta