Menu de Páginas
TwitterRssFacebook
Menu de Categorias

Postado por em jul 27, 2015 em Novidades | 0 comentário

NOVIDADE: Controle de Benefícios (VT, VR, RioCard…)

NOVIDADE: Controle de Benefícios (VT, VR, RioCard…)

A CODAX tem o prazer de apresentar uma grande novidade que simplificará bastante a vida das empresas que fazem parte de nossa comunidade de usuários! A partir da próxima versão do SIMPAX será possível, de forma muito simples, controlar a emissão de benefícios para seus colaboradores diretamente no sistema!

Toda a contabilização de dias úteis (para o período de concessão) e das faltas (abonadas, ou não) e trabalhos em dias de folga é feita automaticamente para você! Com, literalmente, um clique do mouse. Você pode cadastrar quantos benefícios quiser, atribuir qualquer combinação desses para um ou mais funcionários e controlar toda emissão através de lotes identificáveis por um sequencial e um rótulo. É possível prever o resultado da emissão antes mesmo de efetivá-la e você ainda pode, como tudo no SIMPAX, exportar para Word, Excel, PDF, etc.

Cadastrando Benefícios

Cadastrar novos benefícios é trivial, bastando informar o Nome, Descrição (opcional) e se serão ou não descontadas faltas abonadas e/ou creditadas folgas trabalhadas:

cadastro de beneficio

Cadastrar um novo benefício é trivial!

Ativando Benefícios para Colaboradores e Consultando o Histórico

Uma vez cadastrados os benefícios é necessário ativá-los para os funcionários que os receberão. Cada funcionário pode receber um ou mais benefícios (ou nenhum, caso não tenha direito). A ativação é feita no Cadastro de Funcionários, no detalhe do funcionário, na nova aba de Benefícios. Quando um benefício é ativado para o funcionário você pode, opcionalmente, dizer o valor diário do mesmo para que o sistema calcule também o valor total da emissão do benefício e não apenas a quantidade de dias a contabilizar/descontar. É possível ainda incluir qualquer informação adicional na ativação do benefício do colaborador para indicar, por exemplo, o número do cartão RioCard, a rede de recarga, ou qualquer outra informação necessária para identificação ou controle do benefício em sua empresa. Nesta mesma aba também é possível consultar o histórico de emissão de benefícios para o funcionário:

Ativando Benefício do Funcionário e Consultando Histórico de Emissão

Ativando Benefício do Funcionário e Consultando Histórico de Emissão

Emitindo Benefícios

Um dos grandes desafios para emissão de benefícios em uma empresa é a necessidade de antecipar o pedido aos órgãos responsáveis para evitar atrasos na obtenção do mesmo para seus colaboradores. Ou seja: o benefício tem que ser solicitado um pouco antes do período de concessão (período futuro em que os benefícios serão utilizados). Mas é preciso contabilizar as possíveis faltas no período concedido anteriormente, ou período de apuração. Conciliar os dois fatos exige que os períodos de concessão e apuração possam ser configurados de forma a sempre contabilizar esses dias entre a antecipação do pedido de benefício e sua emissão. O SIMPAX permite que sejam escolhidos quaisquer períodos para contabilização de dias úteis e apuração de faltas e folgas trabalhadas, mas oferece, como padrão para estes períodos, as seguintes datas:

  • Período de Concessão: todo mês seguinte na íntegra. Se hoje for 26/07, será de 01/08 até 31/08.
  • Período de Apuração: de um mês atrás (relativo a hoje) até o dia de ontem (pois o horário de trabalho de hoje pode ainda estar em curso): se hoje são 26/07, o período será de 26/06 (1 mês atrás) até 25/07 (ontem).

Havendo necessidade qualquer uma dessas datas pode ser alterada. O período de apuração e concessão fica registrado junto ao lote em que foi gerado, permitindo assim consultar posteriormente as datas utilizadas, evitando qualquer confusão de períodos. A imagem abaixo mostra a aparência de tela de emissão de benefícios.

Emitindo Benefícios para o Mês de Julho de 2015

Emitindo Benefícios para o Mês de Julho de 2015

Como pode ser visto acima, ainda é possível filtrar a emissão por um ou mais funcionários, ou uma ou mais unidades, e, finalmente, por um ou mais benefícios cadastrados.

Você pode revisar os valores contabilizados, editar conforme achar conveniente ou necessário, excluir linhas para casos específicos e, finalmente, clicar em Emitir lote para realizar a emissão do lote.

Gerenciando Lotes Emitidos

Na mesma tela de emissão de lotes, na aba Gerenciamento de Lotes Emitidos você poderá consultar qualquer lote para ver o histórico de emissões e/ou editar valores discrepantes. Caso encontre algum problema em um lote emitido é ainda possível Excluir o lote integralmente com o respectivo botão (o sistema pedirá confirmação, mas a operação é irreversível!)

Consultando lotes de benefícios emitidos.

Consultando lotes de benefícios emitidos.

Relatórios

Para gerar relatórios de emissão devem ser utilizadas as funcionalidades comuns de exportação do SIMPAX que permitem exportar os lotes, as prévias dos lotes, o histórico de benefícios e muito mais para Excel, Word, PDF, etc. Você pode experimentar agrupar os dados, ou aplicar outras ordenações e filtros antes de exportar, a fim de obter exatamente os dados que precisa.

Conclusão

O Controle de Benefícios no SIMPAX é muito simples de ser utilizado, ao mesmo tempo que oferece uma solução completa para o controle de benefícios de sua empresa.

Esta novidade estará disponível na próxima atualização do SIMPAX, que ocorrerá em poucos dias. Como está saindo agora do forno, esta funcionalidade ainda é considerada experimental e ficaremos de ouvidos abertos às suas necessidades, observações e sugestões para torná-la ainda mais fácil e completa de usar.

Se algo não estiver perfeito, queremos ouvir sua opinião para aperfeiçoá-lo!

Abraços da Equipe SIMPAX!

0 Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nova Versão 2.3.5701.37619 / 2.22.5701.36905 | SIMPAX - [...] [...]

Deixe uma resposta